Sociedade Brasileira de Citologia Clínica



Palavra do Presitente da SBCC

A Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC) foi criada em 11 de fevereiro de 1992 e é a entidade científica que congrega os profissionais da área da Citologia para fins diagnósticos, em sua imensa maioria farmacêuticos e biomédicos com especialização. Entre os nossos principais objetivos temos a realização de congressos, com o objetivo de manter nossos associados cientificamente atualizados, uma vez que são estes profissionais que realizam um percentual significativo dos exames preventivos do câncer do colo uterino, tanto para o Sistema Único de Saúde, como para a rede privada em todas as regiões do Brasil.

Congressos Brasileiros de Citologia Clínica são realizados anualmente, com exceção do ano de 2020, devido a pandemia pelo Coronavírus, e sempre reunindo um público cada vez mais fiel e participativo. Em 2022, chegamos ao nosso 20º Congresso, motivo de orgulho para nossa diretoria e para comemorar, não existiria lugar melhor do que o pujante estado do Rio Grande do Sul, terra dos melhores vinhos e espumantes nacionais, numa honrosa e harmoniosa parceria com o já consagrado CONGRELAB, este em sua 18º edição.

Na edição deste ano, esperamos reunir participantes, dentre estudantes, médicos patologistas, farmacêuticos, biólogos e biomédicos de todas as regiões do país. O 20° CBCC tem por objetivo promover discussões de casos e sessões interativas com uma participação ativa dos congressistas, em plena interação com os nossos palestrantes, além de avançar na fronteira do conhecimento sobre os mais variados tipos de diagnósticos citológicos na área ginecológica e não ginecológica, e outras técnicas complementares à citologia, como a biologia molecular e a imunohistoquímica.

Por se tratar de uma área extremamente específica, sabemos da importância de congregar um público extremamente participativo e engajado em prol da saúde, da ciência e da luta contra o câncer no Brasil.

A programação do nosso Congresso conta ainda com a aplicação da prova para a concessão do Títulos de Especialista em Citologia Clínica para os nossos associados, o que sem sombra de dúvidas representa um diferencial para o profissional que conquista este Título, atestando a sua proficiência na especialidade.

Portanto, este evento configura uma ótima oportunidade para as empresas divulgarem suas marcas e produtos a um público seleto e reconhecidamente consumidor.

Até breve!


Carlos Eduardo de Queiroz Lima
Presidente da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica





Palavra da Presidente do 20º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica

É com imenso prazer que o Rio Grande do Sul recebe a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Citologia Clínica neste ano de 2022. A alegria se multiplica quando juntamos o maior Congresso de análises clínicas do sul do Brasil, o CONGRELAB.

É um orgulho para a LAS (Laboratórios Associados), contribuir com a nossa sociedade científica promovendo este evento tão importante para nosso crescimento como profissionais que atuam na área da citologia clínica.

Após dois anos sem encontros presencias devido à pandemia, agora poderemos, com todos os cuidados necessários, encontrar grandes mestres da nossa área, trocar ideias e experiências além de nos atualizar dos últimos acontecimentos científicos.

Porto Alegre está esperando todos colegas do Brasil para festejar a Citologia!


Até breve!


Mônica Marchiori Chizzoni
Presidente do 20º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica
Delegada Regional da SBCC no RS
Sócia e Vice-presidente da LAS